quinta-feira, 9 de abril de 2020

Perceber também o lado bom da vida

Felicidade
São as emoções que dão sabor à vida. As emoções negativas (tristeza, preocupação, raiva...), quando justificadas e bem dosadas, nos ajudam a enfrentar os percalços da vida. Por conta delas, nosso corpo e a nossa mente se preparam para enfrentar, fugir ou paralisar (dependendo da situação, esses comportamentos são os mais adequados para a nossa preservação, eles são instintivos).
Por sua vez, as emoções positivas (amor, alegria, encantamento...) ampliam nossa visão das coisas e passamos a perceber aspectos/detalhes que estimulam nossa mente. Nos tornamos mais criativos e desenvolvemos novas maneiras de agir.
Em suma, cada situação provoca um tipo de emoção/comportamento. Como a vida de ninguém é só dor ou só alegria, é normal sentir emoções negativas E positivas. O problema surge quando as emoções negativas prevalecem.
As emoções não surgem automaticamente. Elas são resultantes dos nossos pensamentos sobre os fatos que nos afetam. Quando focamos apenas os aspectos negativos das situações, as emoções negativas passam a ser nossas "companhias" constantes e podem crescer a ponto de nos adoecer.
Por isso a dica aí da imagem. Nossa mente precisa ser treinada a observar TAMBÉM os aspectos positivos da vida, independentemente do momento pelo qual estamos passando. Isso mantém viva a nossa esperança.

Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
:: Para ver outros posts sobre Psicologia Positiva, explore mais esse blog

#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico

Nenhum comentário:

Postar um comentário