É inquestionável a importância dos pensamentos sobre as nossas emoções. É fácil compreender que a vida boa depende em grande parte da qualidade dos nossos pensamentos.
- Pensamentos otimistas - uma boa imagem de si mesmo e a crença de que os problemas podem ser superados - estão na origem das boas emoções: amor, alegria e satisfação.
- Pensamentos pessimistas – baixa autoestima e a incapacidade de enxergar alternativas diante das dificuldades – provocam as emoções negativas (preocupação, tristeza e raiva).
Quando conhecemos nossas qualidades e habilidades, e as utilizamos sempre que as oportunidades surgem, por mais desgastante que sejam as situações vividas, será constante a gostosa sensação despertada pelo trabalho dedicado e pelo esforço genuíno para minimizar os problemas e/ou para promover bem-estar.
A sensação de utilidade dos nossos atos é extremamente positiva e saudável, pois nos leva a acreditar que somos capazes de fazer a diferença.
No entanto, para que esse esforço se concretize, a nossa autoestima precisa estar em um nível adequado. Precisamos, no mínimo, acreditar que podemos fazer algo – por mais singelo que seja o gesto – e que, com isso, ajudaremos proporcionar bem-estar para os outros.
Existe uma máxima, já demonstrada cientificamente pela Psicologia Positiva, que diz “fazer o bem nos faz muito bem”. Então a dica é “faça o bem, nem que seja só para se sentir bem”, mas antes é preciso que você se conheça e acredite na sua capacidade, ou seja, que tenha fé em si mesmo.
A Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar, pode lhe ajudar nesse processo de autoconhecimento e de realizações. Se quiser saber mais, veja outros posts em meu blog: www.vivermuitobem.com.br.
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário