Essa frase de Abraham Lincoln me fez refletir sobre dois aspectos.
Primeiro. Algumas realizações dependem essencialmente da gente. Podemos contar com ajuda, aliás devemos buscar ajuda, mas o trabalho mesmo cabe a nós. Trata-se de assumir a responsabilidade e fazer o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados. Estou falando de iniciativa, de proatividade. Devemos evitar a tentação de esperar pelo socorro de alguma força mágica ou transcendente. Como eu sempre digo, a fé é de suma importância, desde que acompanhada de atitudes, de ações.
Segundo. Precisamos tomar cuidado para não confundir capacidade (ou competência) com voluntarismo. Só a vontade, mesmo que enorme, pode não ser suficiente para realizarmos o que é necessário. Além de querer muito, de estarmos motivados, precisamos nos preparar com dedicação. Esse processo exige bastante da gente e muitos desistem no meio do caminho. As chaves aqui são, acreditar na importância da ação e, por isso, persistir, superando constantemente a vontade de abandonar o projeto.
Como sempre falo para os meus alunos, existem desafios na vida que exigem que tenhamos CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
- Saber - conhecer - tudo o que for possível sobre o assunto;
- Desenvolver, praticando incansavelmente, a habilidade de executar a tarefa - saber fazer;
- Possuir uma grande vontade de realizar a tarefa e efetivamente realizá-la - tomar atitude.
Pensa nisso! As boas coisas da vida não vêm "de graça", elas pedem CHA.😉
Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário