Algumas pessoas dizem assim: "eu espero que a minha vida mude, tenho fé nisso!", mas o que elas fazem para que a mudança ocorra? Normalmente nada, apenas alimentam a fé passiva. A chance de se frustrarem é enorme.
Fé e esperança andam de mãos dadas - não importa se a pessoa é religiosa ou não, mesmo os ateus têm fé: em si mesmo, nas pessoas em quem confiam, na natureza. Refiro-me à fé ativa, aquela que se apoia em evidências e atitudes proativas (percepção da realidade, visão de futuro e iniciativa). Gente que age assim é gente esperançosa.
Esperança, portanto, é um conjunto de atitudes que inclui querer, acreditar que é possível e correr atrás.(1)
De forma esquemática, ela segue essa sequência: Vontade > Caminhos > Atitudes > Perseverança. Implica, portanto, em estabelecer metas, visualizar os benefícios, acreditar na sua competência, planejar e agir.
Percebe como a esperança não tem nada a ver com fé passiva e ficar esperando acontecer? 😃
"Mais do que desejar, ter anseios ou sonhar acordado, a esperança caracteriza o pensar que conduz a ações dotadas de sentido. Um anseio visualiza a mudança, mas pode não levar à ação." (Snyder & Lopez)
E então, você é esperançoso ou sonhador? Mais do que uma diferença de postura, trata-se da diferença entre viver bem e viver frustrado. Pensa nisso! Se você é um sonhador, mude de estratégia. Essa é uma das belezas da vida: sempre dá para mudar pra melhor! 😉 😊
(1) Quando digo "acreditar que é possível" refiro-me àquela crença baseada em evidências e não apenas em achismo. Às vezes dizemos "Ah! Eu acho que vai dar certo". Isso não é acreditar, isso é sonhar, e a chance de nos frustrarmos é muito grande.
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Curta minha página no Facebook
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário