
O exercício a seguir foi proposto por Martin Seligman
(Florescer, Editora Objetiva, 2011) e visa mudar nosso padrão de análise dos
eventos cotidianos. “Nós pensamos demais nas coisas que deram errado e não o
suficiente nas que deram certo em nossas vidas... este foco nos acontecimentos
negativos nos predispõe à ansiedade e à depressão. Um forma de evitar que isso
aconteça é começar a pensar em saborear o que correu bem”.
O que correu bem?
(ou Três bênçãos)
- Toda noite, ao longo da próxima semana, reserve 10 minutos antes de ir dormir.
- Escreva três coisas que deram certo hoje e porque deram certo.
- Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos, mas é importante que tenha um registro físico daquilo que escreveu.
- Essas três coisas não precisam ser nada de espetacular em termos de importância (“Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa”), mas podem ser importantes (“Minha irmã deu à luz um menino saudável”).
- Ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: “Por que isso aconteceu?” Por exemplo, se você tiver escrito que seu marido trouxe o sorvete, escreva “porque meu marido às vezes é realmente atencioso” ou “porque me lembrei de telefonar e pedir-lhe para passar no supermercado”. Ou, se você tiver escrito: “Minha irmã deu à luz um menino saudável”, você pode escolher como causa: “Deus estava cuidando dela” ou “Ela fez tudo certo durante sua gravidez”.
- A princípio, o registro dos acontecimentos positivos em sua vida pode parecer esquisito, mas, por favor, faça-o por uma semana. Vai ficar mais fácil. A probabilidade é que daqui a seis meses você esteja menos deprimido, mais feliz e “viciado” nesse exercício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário