segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Você quer melhorar seu humor?

A Psicologia Positiva propõe alguns exercícios que podem mudar nossas vidas. Não se tratam de exercícios do tipo daqueles encontramos em revistas, ou seja, sem embasamento científico. Todas as atividades propostas pela Psicologia Positiva foram testadas em universidades americanas e sua eficácia foi comprovada.
O exercício a seguir foi proposto por Martin Seligman (Florescer, Editora Objetiva, 2011) e visa mudar nosso padrão de análise dos eventos cotidianos. “Nós pensamos demais nas coisas que deram errado e não o suficiente nas que deram certo em nossas vidas... este foco nos acontecimentos negativos nos predispõe à ansiedade e à depressão. Um forma de evitar que isso aconteça é começar a pensar em saborear o que correu bem”.

O que correu bem?
(ou Três bênçãos)
  • Toda noite, ao longo da próxima semana, reserve 10 minutos antes de ir dormir.
  • Escreva três coisas que deram certo hoje e porque deram certo.
  • Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos, mas é importante que tenha um registro físico daquilo que escreveu.
  • Essas três coisas não precisam ser nada de espetacular em termos de importância (“Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa”), mas podem ser importantes (“Minha irmã deu à luz um menino saudável”).
  • Ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: “Por que isso aconteceu?” Por exemplo, se você tiver escrito que seu marido trouxe o sorvete, escreva “porque meu marido às vezes é realmente atencioso” ou “porque me lembrei de telefonar e pedir-lhe para passar no supermercado”. Ou, se você tiver escrito: “Minha irmã deu à luz um menino saudável”, você pode escolher como causa: “Deus estava cuidando dela” ou “Ela fez tudo certo durante sua gravidez”.
  • A princípio, o registro dos acontecimentos positivos em sua vida pode parecer esquisito, mas, por favor, faça-o por uma semana. Vai ficar mais fácil. A probabilidade é que daqui a seis meses você esteja menos deprimido, mais feliz e “viciado” nesse exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário