terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Visita de Gratidão

“A gratidão pode tornar sua vida mais feliz e satisfatória. Quando sentimos gratidão, nos beneficiamos da lembrança agradável de um acontecimento positivo em nossa vida. Igualmente, quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com eles. Mas às vezes expressamos nossa gratidão de uma forma tão casual e rápida que ela se torna quase sem sentido. Neste exercício, chamado “Visita de gratidão”, você terá a oportunidade de experimentar como é expressar sua gratidão de uma forma atenciosa e intencional.” (Seligman, M. - Florescer)

A Visita de Gratidão
Feche os olhos. Traga à mente o rosto de alguém, ainda vivo, que tempos atrás fez ou disse algo que mudou sua vida para melhor. Alguém a quem você nunca tenha agradecido adequadamente; alguém que você poderia encontrar cara a cara na semana que vem... Já pensou nesse rosto?
Pois bem, sua tarefa é escrever uma carta de gratidão a essa pessoa e entregá-la pessoalmente. A carta deve ser concreta e ter cerca de trezentas palavras: seja específico sobre o que ela fez por você e como isso afetou sua vida. Informe-a sobre o que você está fazendo agora e mencione que se lembra frequentemente do que ela fez. Faça uma carta especial.
Uma vez que tenha escrito esse testemunho, combine uma visita, mas seja vago sobre o propósito do encontro (esse exercício é muito mais divertido quando é uma surpresa).
Quando se encontrar com ela, leia a carta sem pressa. Observe as reações dela e as suas. Se ela o interromper enquanto está lendo, diga que realmente gostaria que ela ouvisse até o final.
Depois de terminar a leitura (completa!), conversem sobre o conteúdo e os sentimentos de um pelo outro.
Depois dessa visita, em função dos sentimentos mútuos de gratidão e amor, vocês certamente se sentirão muito mais felizes.

(exercício foi extraído do livro Florescer, de Martin Seligman, pág. 41, editora Objetiva, com adaptações)

Fique à vontade para compartilhar a sua experiência comigo. Caso queira, me envie um e-mail: duconti@bol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário