terça-feira, 15 de setembro de 2020

Só existe amar na diferença

Felicidade

Li hoje num post no Facebook que "...só existe amar na diferença. O amor nos coloca atentos, e quanto mais de perto olhamos uma pessoa, mais diferenças enxergamos entre nós e ela".

Acabei me lembrando da animação "A Dama e o Vagabundo". Nesse clássico da Disney, uma cadela de raça, elegante e de finos gestos, por algumas circunstâncias da sua vida, acaba conhecendo e se relacionando com um vira-latas. Realidades e comportamentos diferentes não impediram o surgimento do afeto... do amor! SO que facilitou isso?

A postura de ambos, no sentido de focar no conteúdo e não na forma. De observarem o que está no coração (valores) e não se escandalizar com alguns comportamentos ou verbalizações que não definem o outro.

Nossas atitudes, quando o coração está pleno de amor, demonstram a nossa realidade e alguns dos nossos hábitos. Só somos assim, desprendidos, quando confiamos e nos sentimos à vontade com quem está conosco.

Palavras podem ser chulas para alguns e corriqueiras para outros. Atitudes podem ser excêntricas para alguns e naturais para outros. O fato de identificarmos diferenças de posturas não indica, necessariamente, na inconveniência da relação.

Excluo aqui, obviamente, atitudes preconceituosas, ofensivas, violentas ou chocantes. Nesses casos, o coração não está pleno de amor. Talvez esteja "pleno" de egoísmo, e o melhor a fazer é manter distância.

Se pretendermos conviver apenas com aqueles que pensam e agem como nós, provavelmente teremos poucas pessoas interessantes por perto, e a vida será chata, porque tudo terá a mesma cor e o mesmo som. É como casar-se com um espelho ou escutar uma única canção.

Conviver com a diferença sem alterar a própria essência é o estado da arte do relacionamento humano.

Se é verdade que só existe amar na diferença, então viva a diferença!!

Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti 
:: Siga a minha página no Facebook 
:: Para ver outros posts sobre Psicologia Positiva, explore mais esse blog

#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico #bemestar #lifestyle #positividade #amorproprio #inteligenciaemocional #sejafeliz #proposito #happy #feelgood

Nenhum comentário:

Postar um comentário