"Empurrar a vida com a barriga" é apenas uma estratégia de sobrevivência e não serve para viver bem, no entanto, muita gente, pela falta de coragem de enfrentar as dificuldades e as opiniões contrárias, apenas "vivem por viver", reclamando da má sorte (má sorte? Será que é isso mesmo?).
Quase tudo o que vale a pena na vida encontra resistência, dá trabalho e exige persistência. Enfim, pede coragem e método, e o primeiro passo é ter clareza sobre o que queremos realizar.
Os japoneses desenvolveram um método chamado Ikigai, que pode ajudar a encontrar o propósito de nossas vidas. Sugiro que você pesquise sobre isso. Aqui, vou apresentá-lo de maneira bem sucinta:
Existem 4 amplitudes de ações úteis. (1) Aquelas que você faz muito bem, (2) as que você adora fazer, (3) as que você sabe fazer e podem ser úteis para as pessoas e/ou natureza e (4) aquelas pelas quais você pode ser remunerado, devido a sua habilidade.
Qualquer dessas atividades podem, isoladamente, lhe proporcionar bem-estar. No entanto esse sentimento positivo pode ser amplificado se uma mesma ação atender duas ou mais amplitudes. A ação representativa do sentido da vida, portanto da felicidade, seria aquela que atendesse as 4 amplitudes.
Fica a dica dos japoneses! Identifique suas habilidades e as encaixe nas amplitudes citadas. Depois, pense em maneiras de realizar tais ações cotidianamente. Por fim, tenha coragem para implementá-las na sua vida.
Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário