Fácil entender porque essas habilidades são definidoras da nossa felicidade. Com elas, interpretamos os fatos que nos afetam, tomamos decisões e agimos (lembrando que não fazer nada também é uma atitude). Esse trio de procedimentos provocam as nossas emoções, que podem ser boas: amor, alegria, satisfação, ou negativas: tristeza, raiva, preocupação.
Até certo ponto, essas emoções são absolutamente normais. Não há nada de errado, por exemplo, em sentir raiva quando achamos que alguém invadiu o nosso espaço sem ser "convidado". Todas as emoções citadas são inatas e, quando não são exageradas, servem para nos proteger ou nos proporcionar prazer.
No entanto, como eu disse, tem a questão do exagero, e nesse caso as emoções negativas podem nos incomodar e, até mesmo, nos causar alguns transtornos. As positivas, por sua vez, podem nos levar a exagerar o nosso otimismo e distorcer a realidade.
Quais emoções são mais frequentes na sua vida? Você convive bem com elas ou te atrapalham de alguma forma?
Quando o caso não requer psicoterapia (e às vezes essa é a melhor solução), a pessoa pode fazer os seguintes exercícios positivos:
- Todos os dias, à noite, um pouco antes de dormir, medite por alguns poucos minutos: o que aconteceu de importante no dia de hoje - coisas boas ou não? O que eu aprendi com esses fatos? O que eu devo fazer para que as coisas boas tornem a acontecer e para evitar as coisas chatas?
- Antes de tomar uma decisão, pegue uma folha de papel e trace um linha vertical dividindo-a em duas partes iguais. No alto da folha escreva a sua ideia, aquilo que você está pensando em fazer. Em seguida, anote na coluna da esquerda todas as vantagens da sua escolha, e na coluna da direita, todas as desvantagens da mesma escolha. Assim, você terá uma espécie de visão panorâmica das consequências da sua intenção. Isso vai facilitar muito a sua decisão. Muitas dores são resultantes de escolhas por impulso, de agir sem pensar.
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário