terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Aprender e escolher, nossas capacidades mais especiais

Felicidade
Aprender e escolher, estas são as duas ações que realizamos as 24 horas do dia (ou quase isso, afinal precisamos dormir, rss).
Fácil entender porque essas habilidades são definidoras da nossa felicidade. Com elas, interpretamos os fatos que nos afetam, tomamos decisões e agimos (lembrando que não fazer nada também é uma atitude). Esse trio de procedimentos provocam as nossas emoções, que podem ser boas: amor, alegria, satisfação, ou negativas: tristeza, raiva, preocupação.
Até certo ponto, essas emoções são absolutamente normais. Não há nada de errado, por exemplo, em sentir raiva quando achamos que alguém invadiu o nosso espaço sem ser "convidado". Todas as emoções citadas são inatas e, quando não são exageradas, servem para nos proteger ou nos proporcionar prazer.
No entanto, como eu disse, tem a questão do exagero, e nesse caso as emoções negativas podem nos incomodar e, até mesmo, nos causar alguns transtornos. As positivas, por sua vez, podem nos levar a exagerar o nosso otimismo e distorcer a realidade.
Quais emoções são mais frequentes na sua vida? Você convive bem com elas ou te atrapalham de alguma forma?
Quando o caso não requer psicoterapia (e às vezes essa é a melhor solução), a pessoa pode fazer os seguintes exercícios positivos:

  • Todos os dias, à noite, um pouco antes de dormir, medite por alguns poucos minutos: o que aconteceu de importante no dia de hoje - coisas boas ou não? O que eu aprendi com esses fatos? O que eu devo fazer para que as coisas boas tornem a acontecer e para evitar as coisas chatas?
  • Antes de tomar uma decisão, pegue uma folha de papel e trace um linha vertical dividindo-a em duas partes iguais. No alto da folha escreva a sua ideia, aquilo que você está pensando em fazer. Em seguida, anote na coluna da esquerda todas as vantagens da sua escolha, e na coluna da direita, todas as desvantagens da mesma escolha. Assim, você terá uma espécie de visão panorâmica das consequências da sua intenção. Isso vai facilitar muito a sua decisão. Muitas dores são resultantes de escolhas por impulso, de agir sem pensar.
Pensa nisso! A vida boa é possível, mas não acontece de forma mágica. É preciso aprender com método e é preciso saber escolher. A sua felicidade é você quem faz! 😊
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook

#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico

Nenhum comentário:

Postar um comentário