Realmente, todos nós fazemos juízo de valor dos eventos que nos afetam. Avaliamos as ocorrências do dia a dia a partir das nossas crenças e valores éticos, e imediatamente formamos uma opinião que expressamos e defendemos com insistência e convicção. Podemos chamar essa atitude de "julgamento".
Julgar, todos nós julgamos, mas fazemos isso da maneira adequada?
O ditado popular diz que "existe a minha verdade, a sua verdade e A verdade", então, muito provavelmente, nossas opiniões estão "contaminadas" com as nossas verdades. Mas, como fica a A verdade nesse processo?
É realmente muito difícil chegar à verdade, mas podemos nos aproximar dela.
Uma dica para isso é "faça escuta ativa". Antes de formar uma opinião sobre as atitudes de alguém, procure compreender os motivos e razões dele. Não se trata de concordar, mas de enxergar os fatos pela ótica dele. Essa técnica é mais conhecida como empatia: Primeiro compreender, depois se fazer compreendido. Para compreender bem, três habilidades são necessárias: perguntar com o objetivo de esclarecer, ouvir atentamente e não julgar prematuramente.
Ao usarmos cotidianamente essas habilidades, nos aproximaremos dA verdade - eu disse aproximaremos, porque encontrar A verdade é algo muito improvável.
Procure utilizar essas três habilidades no seu dia a dia e observe as mudanças positivas que irão ocorrer. Certamente você experimentará e proporcionará a vida boa! 😉
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Curta minha página no Facebook
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário