Você já ouviu ou leu sobre "profecia autorrealizável"?
Ela acontece quando a pessoa "profetiza" sobre o seu futuro. Profetizar, no caso, nada tem a ver com santos ou gurus, mas sim com a maneira como a pessoa se enxerga e, por conta dessa autoimagem, como ela vê o seu próprio futuro. Estou me referindo às crenças pessoais. Com elas, se constrói (ou não) esse futuro.
Quando são positivas ou bem adaptadas, elas constituem a estrutura que mantém as nossas obras pessoais estáveis e resistentes, e isso é muito importante devido aos reveses inevitáveis da vida.
E quando as crenças atrapalham por serem autodepreciativas e pessimistas?
Crenças são apreendidas ao longo da vida, especialmente na infância - por isso é muito importante cuidar da educação emocional das crianças. A boa notícia é que tudo o que foi aprendido pode ser modificado ou substituído. Nossa capacidade de aprendizagem é ilimitada e permanente.
Penso que é essa dinâmica de aprender e reaprender que dá dinamismo e sabor à vida, mas pra isso é preciso querer firmemente parar com as "profecias" catastróficas e canalizar as energias para o processo de reaprender a leitura dos fatos que nos afetam. A Psicologia Positiva pode lhe ajudar com isso.
Pensa nisso! Valores/princípios não mudam. Crenças, sim. 😉
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Curta minha página no Facebook
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário