Muitas das coisas que fazemos são por força dos nossos hábitos.
Quando estamos diante de uma situação tensa, por ex., antes de reagir a ela, a analisamos. Essa análise é extremamente rápida, são frações de segundo, e usamos pra isso as nossas crenças (o que pensamos de nós mesmos, dos outros, do mundo e do futuro).
E onde está o hábito? Ele está na maneira como focamos a situação. Podemos olhar exclusivamente seus aspectos negativos, e nesse caso a dor é certa - esse hábito é muito comum. Por outro lado, podemos olhar apenas os aspectos positivos, e assim cometemos o erro do excesso de otimismo, que também pode nos colocar em situações desagradáveis - esse hábito já não é tão comum.
A vida boa pede o hábito do equilíbrio, ou seja, olhar as dificuldades e as possibilidades, entender o problema e focar na solução.
Tá, eu sei que não é fácil, mas como eu disse: trata-se de um hábito. A boa notícia é a de que os hábitos podem ser mudados (eliminados, alterados ou adquiridos) e a Psicologia já comprovou isso. 😃
Interessado no assunto? Procure se informar. A Psicologia Positiva (a Psicologia do Bem-estar) pode te ajudar. 😉
Consultório online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
Curta minha página no Facebook
#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico
Nenhum comentário:
Postar um comentário