terça-feira, 13 de agosto de 2019

Quer obter sucesso? Seja feliz, primeiro!


É preciso inverter a "fórmula" da felicidade:

De: O sucesso promeve Felicidade
Para: A felicidade promove o Sucesso

O senso comum - e aprendemos isso desde pequenos - afirma que “primeiro é preciso obter o sucesso para depois ser feliz”. A Psicologia Positiva demonstra cientificamente que essa relação está equivocada. A ordem correta é “primeiro é preciso ser feliz para depois obter sucesso”. O sucesso, na verdade, é a uma consequência natural na vida das pessoas felizes.
O motivo é evidente. Uma pessoa com sentimento perene de bem-estar conseguirá atuar de maneira mais energizada, criativa e colaborativa e, com isso, suas chances de sucesso aumentam significativamente.

“Mais de uma década de pesquisas revolucionárias nos campos da psicologia positiva e da neurociência comprovaram, sem sombra de dúvida, que a relação entre sucesso e felicidade é, na verdade, o contrário do que se costuma acreditar. Graças a essa ciência de vanguarda, agora sabemos que a felicidade precede o sucesso, e não resulta dele. E que a felicidade e o otimismo na verdade promovem o desempenho e a realização – proporcionando-nos a vantagem competitiva que chamo de Benefício da Felicidade.”
(Achor, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz : o curso mais concorrido de uma das melhores universidades do mundo – São Paulo: Saraiva, 2012.)

Shawn Achor, psicólogo, pesquisador e professor em Harvard, propõe o seguinte exercício para melhorar o sentimento de bem-estar.

Esses exercícios, praticados por 21 dias, reprogramarão nosso cérebro (nossos pensamentos), tornando-nos mais positivos. Dessa forma, nosso organismo secretará mais dopamina, que proporcionarão sensação de bem-estar e melhorarão nossa capacidade de aprendizagem e de movimentos.

Gratidão:
Escrever três coisas novas pelas quais você é grato.
Esse exercício muda o padrão de funcionamento do cérebro, que passa a buscar mais informações positivas do que negativas.
Manter um diário:
Escrever detalhadamente sobre uma experiência positiva que tenha acontecido com você nas últimas 24 horas.
Essa prática ajuda seu cérebro e revivê-la.
Ações aleatórias de bondade:
Praticar atos de gentileza espontaneamente: sorrir, agradecer, auxiliar, apoiar, etc.
Tais ações despertam em nós as emoções positivas mais genuínas que podemos experimentar.
Meditar:
Meditar por pelo menos 5 minutos diariamente.
Reduz o estresse diário e acalma o cérebro fazendo com ele aprenda a se manter focado no que interessa.
Exercícios:
Praticar atividades físicas regularmente. Ensinam nosso cérebro que o movimento é importante.

Fonte:

Shawn Achor


Consultório online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti

Curta minha página no Facebook

#FazeraVidaValeraPena #TríadedaVidaPlena #Propósito #Amor #Prazer #PsicologiaPositiva #MensagemPositiva #Autoconhecimento #Autoestima #DesenvolvimentoPessoal #Florescimento #Motivação

Nenhum comentário:

Postar um comentário