domingo, 25 de agosto de 2019

Mantenha acesa sua luz interior

“Entre todos os dias e encontre sua força interior; para que o mundo não apague a sua luz.”
Katherine Dunham.
 

Vou começar com um clichê: 'ninguém é perfeito!' 😏
Todos temos qualidades e potencialidades que nos tornam dignos de amor. Óbvio que também possuímos características que precisam ser eliminadas ou melhoradas, e que demonstram nossa natureza humana.
A vida é um processo permanente de autolapidação - bom, pelo menos para aqueles que têm humildade suficiente para admitir que são aprendizes... eternos aprendizes, porque aprender é pra sempre. 😉
Se você focar apenas nas suas qualidades, se tornará uma pessoa soberba e carente de relacionamentos autênticos. De outro lado, se você focar apenas nas suas deficiências, se tornará uma pessoa pessimista que também experimentará a carência de relacionamentos autênticos.
Admita que você é um aprendiz permanente. Tenha consciência das suas qualidades e as utilize, especialmente, em prol daqueles que te rodeiam; mas também tenha consciência das suas necessidades de melhoria e busque o crescimento constantemente.
Dessa forma, você se amará mais e perceberá, naturalmente, o amor das pessoas que se importam contigo. 😊

O AMOR é um elemento da Tríade da Vida Plena. Amor por si mesmo e pelo mundo (pessoas, animais e natureza)


Prática positiva:
Três coisas boas (aumentar a positividade)
Uma maneira de sintonizar os eventos positivos em sua vida.

Duração: 10 minutos | Frequência: 1x / dia | Dificuldade: Casual
Tempo requerido: 10 minutos / dia durante pelo menos uma semana.

Como fazer isso

Todos os dias, pelo menos por uma semana, anote três coisas que correram bem para você naquele dia e explique por que elas correram bem.
Enquanto você escreve, siga estas instruções:

  • Dê ao evento um título (por exemplo, “colega de trabalho complementou meu trabalho em um projeto”)
  • Anote exatamente o que aconteceu com o máximo de detalhes possível, incluindo o que você fez ou disse e, se outros estiveram envolvidos, o que eles fizeram ou disseram.
  • Inclua como esse evento fez você se sentir no momento e como esse evento fez você se sentir mais tarde (incluindo agora, como você se lembra dele).
  • Explique o que você acha que provocou esse evento - por que isso aconteceu.
 Dicas
  • É importante criar um registro físico de seus itens escrevendo-os; Não basta simplesmente fazer este exercício em sua cabeça.
  • Os itens podem ser relativamente pequenos em importância (por exemplo, “meu colega de trabalho fez o café hoje”) ou relativamente grandes (por exemplo, “consegui a promoção que tanto queria”).
  • Para fazer este exercício adeque sua rotina diária, por exemplo, alguns acham que escrever antes de dormir é mais produtivo.
  • Use qualquer estilo de escrita que você queira e não se preocupe com gramática e ortografia perfeitas. Use o máximo de detalhes que você quiser.
  • Se você se concentrar em sentimentos negativos, volte a focar sua mente no evento positivo e nos sentimentos positivos que o acompanham. Isso pode exigir esforço, mas fica mais fácil com a prática e pode fazer uma diferença real em como você se sente.
(Fonte:https://ggia.berkeley.edu/)
 
Consultório online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti

Curta minha página no Facebook

#FazeraVidaValeraPena #TríadedaVidaPlena #Propósito #Amor #Prazer #PsicologiaPositiva #MensagemPositiva #Autoconhecimento #Autoestima #DesenvolvimentoPessoal #Florescimento #Motivação

Nenhum comentário:

Postar um comentário