Pense um pouco... 🤔
Esperança não é a mesma coisa que desejos ou anseios. Ao desejarmos ou ansiarmos, nossa vontade é de que algo em nossas vidas mude de uma forma “mágica”, sem nossa interferência direta.
Quando existe esperança, acreditamos que podemos mudar os fatos e, com isso, melhorar nossas vidas. Trata-se da crença de que vida pode mudar para melhor, desde que a gente assuma seu controle.
Mais do que acreditar, a esperança se caracteriza por pensamentos e ações dotadas de sentido, ou seja, ela não admite passividade. Enfim, os esperançosos acreditam, planejam e agem; os sonhadores só sonham. 😉
Sobre esse assunto, Mario Sérgio Cortella tem uma ideia interessante:
"Não confundamos esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo."
Consultório online:
Psicólogo Luiz Eduardo Conti
Curta minha página no Facebook
#FazeraVidaValeraPena #TríadedaVidaPlena #Propósito #Amor #Prazer #PsicologiaPositiva #MensagemPositiva #Autoconhecimento #Autoestima #DesenvolvimentoPessoal #Florescimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário