quarta-feira, 11 de março de 2020

Ser mais feliz é possível, está ao seu alcance e é uma das coisas mais vitais a serem feitas

Felicidade
Para o filósofo Sócrates, a finalidade da vida é ser feliz.
Sobre isso, Fernando Schwartz - presidente da Nova Acrópole em França(3), faz as seguintes considerações:

  • A felicidade – eudaimonia – é para Sócrates o bem último e incondicional. “É o único bem que ‘procuramos’ ou desejamos por si próprio e é, por conseguinte, o fim – télos – de todas as nossas ações”.(1)
  • “De alguém que quer ser feliz, já não há necessidade de perguntar: ‘Por que razões quer ele ser feliz?’ Já temos a resposta final.”(2).
  • Dizer que a felicidade é o fim de todas as nossas ações não significa que pensamos na felicidade em todos os nossos atos quotidianos, quer sim dizer que é a última razão que poderemos fornecer se nos pedissem para justificar a nossa escolha por alguma ação.
  • Por outras palavras, é a única razão que, uma vez dada, privaria de sentido qualquer outra questão suplementar.

Sonja Lyubomirsky, Psicóloga e pesquisadora no campo da Psicologia Positiva, faz os seguintes comentários sobre a felicidade:
  • Todos queremos ser felizes, mesmo se não o admitirmos abertamente ou preferirmos encobrir nosso desejo com outras palavras. 
  • Sejam nossos sonhos o sucesso profissional, a realização espiritual, um sentido no relacionamento como os outros, um objetivo na vida ou amor e sexo, ansiamos por essas coisas por acreditarmos que, afinal, nos tornariam mais felizes. 
  • No entanto, poucos compreendem de fato, e exatamente, o quanto podemos melhorar a nossa felicidade, ou sabem, com precisão, como começar a fazê-lo. 
  • Voltar e refletir a respeito dos pressupostos mais arraigados sobre como se tornar uma pessoa mais feliz, e mesmo se isso é possível no seu caso, é entender que ser mais feliz é possível, que está a seu alcance e é a uma das coisas mais vitais e mais importantes que você pode fazer por si mesmo e pelos que o cercam.
A felicidade se transformou em objeto de estudo da ciência e muita coisa interessante já foi descoberta sobre essa emoção tão importante. O objetivo desse blog é propagar tais conceitos e, assim, ajudar as pessoas a florescerem.
Estou à disposição para conversar sobre a vida boa: conti.psicologo@gmail.com


Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar
⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼⎼
:: Atendimento psicológico online: Psicólogo Luiz Eduardo Conti
:: Siga a minha página no Facebook
:: Para ver outros posts sobre Psicologia Positiva, explore mais esse blog

#ÉPrecisoSaberViver #SuaFelicidadeÉVocêQuemFaz #FaçaSuaVidaValerAPena

#TríadedaVidaPlena #Amor #Propósito #Prazer #Psicologia #PsicologiaPositiva #EmoçõesPositivas #SentidoDeVida #Engajamento #Flow #RelacionamentosPositivos #Realização #Florescimento #Autoconhecimento #DesenvolvimentoPessoal #Autoestima #Motivação #Felicidade #Otimismo #Terapia #Terapiaonline #Psicoterapia #Depressão #Ansiedade #Panico

Referências:
1. Gregory Vlastos, Socrate Ironie e philosophie morale, Aubier, p. 317.
2. Platão, Banquete, 205a2-3.
3. Fonte www.nova-acropole.pt/a_caminho_felicidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário