quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Pipoca ou Piruá?

Rubem Alves (um gênio!) escreveu um texto muito bacana, chamado A Pipoca. Sugiro a leitura. É fácil encontrá-lo na internet.

Abaixo, três trechos...
"Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor."

"É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. 'Morre e transforma-te' - dizia Goethe"

(Mas sempre ficam os piruás) "Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Ignoram o dito de Jesus: ‘Quem preservar a sua vida perdê-la-á.’ A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo."


E então, vc é pipoca ou piruá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário